1º Passo
Questionário às famíliasNum primeiro momento, antes de iniciar a atividade com o grupo, inquirir os encarregados de educação sobre algumas das suas estruturas familiares.
2º Passo
Questionário às famíliasNum primeiro momento, antes de iniciar a atividade com o grupo, inquirir os encarregados de educação sobre algumas das suas estruturas familiares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxbbVTeS5LZVgt14WCVG_Br5Puuy6yIfYEBFOLd0bD9CYGjMLkt4oVtCtXoV5hpqzFmgfdTsiKkkIvEgMyRbzrGz20rKJ7hs1aKZ7qgvtePgsoDpVsBLI3IRGakc6GnIln60xDurq3Vwb5/s1600/pg_2.jpg)
2º Passo
Convidar as crianças a explorarem livremente a área da casinha, em grupo de 4 a 5 crianças no máximo.
Permitir que cada uma escolha o seu papel e as suas funções nas brincadeiras.
3º Passo
Apresentar a imagem que se segue, e deixar as crianças comentarem o que observam.
A imagem deverá ser apresentada, preferencialmente, em formato cartaz (tamanho A0), para que possa ser observado por todo o grupo em simultâneo.(Também poderá ser feita a sua projeção.)
A imagem deverá ser apresentada, preferencialmente, em formato cartaz (tamanho A0), para que possa ser observado por todo o grupo em simultâneo.(Também poderá ser feita a sua projeção.)
Identificar cada uma das divisões da casa, indicando pelo menos um objeto de mobiliário que a caraterize.
Responder às questões:
* Quem está em casa?
* Onde estão?
4º Passo
Responder às questões:
* Quem está em casa?
* Onde estão?
* O que fazem?
* Que relações de parentesco existem?
4º Passo
Continuar o diálogo com o grupo, mas sem a presença da imagem:
* O que passava a ferro o pai?
* O que lia a avó?
* Onde estava sentado o avô?
* Qual a cor das toalhas na casa de banho?
* De que cor são as cortinas no quarto da menina?
* Qual é o brinquedo que está na banheira com o menino?
* O que tem a menina nos pés?
* Onde está a televisão?
* De que cor é a camisola do pai?
A estas questões podem ir-se acrescentando outras, que sejam pertinentes.
Confrontar as respostas dadas com a imagem.
De forma subtil, e tendo em consideração as respostas dadas no questionário pelas famílias, e os comportamentos que tiveram na área da casinha, comparar a realidade pessoal de cada criança com a realidade familiar da imagem.
5º Passo
Dramatizar as diferentes cenas da imagem, com a ajuda de alguns adereços, fotografando diversas situações.
6º Passo
Divulgar a imagem e as fotos.
* O que passava a ferro o pai?
* O que lia a avó?
* Onde estava sentado o avô?
* Qual a cor das toalhas na casa de banho?
* De que cor são as cortinas no quarto da menina?
* Qual é o brinquedo que está na banheira com o menino?
* O que tem a menina nos pés?
* Onde está a televisão?
* De que cor é a camisola do pai?
A estas questões podem ir-se acrescentando outras, que sejam pertinentes.
Confrontar as respostas dadas com a imagem.
De forma subtil, e tendo em consideração as respostas dadas no questionário pelas famílias, e os comportamentos que tiveram na área da casinha, comparar a realidade pessoal de cada criança com a realidade familiar da imagem.
5º Passo
Dramatizar as diferentes cenas da imagem, com a ajuda de alguns adereços, fotografando diversas situações.
6º Passo
Divulgar a imagem e as fotos.
Sem comentários:
Enviar um comentário